Tenho uma experiência positiva com filmes franceses, entre eles: O Fabuloso Destino de Amelie Poulain, Retrato de uma Jovem em Chamas(filme sáfico que eu adoro), e agora Pare com suas mentiras.
O filme retrata o encontro de Philippe Besson e Thomas Andrieu, na juventude. Trata-se do primeiro amor de ambos. Os olhares de Philippe chamam a atenção de Thomas na escola, e ele escreve um bilhete para se encontrarem em um lugar reservado. Os dois ficam, e Thomas dá a condição de ninguém saber da relação dos dois.
Thomas é um rapaz simples, popular na escola, e que não se aceita. Isso vira um impasse entre os dois, que se encontram constantemente no quarto de Philippe. Esses impasses os distanciam um do outro, levando cada um deles a um destino diferente.
O protagonista, Philippe, se torna um escritor bem sucedido e encontra o filho do seu primeiro amor. Descobre que ele faleceu, e evita de dizer a verdade a seu filho. Porém, a trama se encaminha para não apenas um encontro entre eles, mas em uma profunda relação de aceitação e vínculo entre as famílias.
O que eu gostei muito foi a personalidade de Thomas: popular, aventureiro, que vai atrás do que quer. Acho até que ele era sagitariano, rs. Não curti muito a dificuldade em se assumir.
O amor deles me inspirou, achei bonito como todo primeiro amor, e inesquecível… como mostra no filme.
“Pare com suas mentiras” é o que a mãe de Philipe falava pra ele devido a sua vocação pela escrita e por inventar histórias e deu origem ao nome do filme. É lindo e vale a pena assistir.